A Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer está desenvolvendo o projeto "Comunidade Educativa: do Sonho à Prática, por um Planeta Sustentável" e um dos objetivos pretende estudar o bairro Vila Nova, tendo como alvo a valorização das pessoas para o exercício da cidadania em prol da sustentabilidade, com pesquisa científica na descoberta da riqueza da vegetação nativa e a análise dos indicadores ambientais, visando despertar a consciência dos alunos, professores e comunidade para a manutenção e conservação do ecossistema, tendo os princípios do documento da Carta da Terra como instrumento de sensibilização.

O trabalho aqui apresentado é um subprojeto do projeto da escola e visa sensibilizar para o desenvolvimento do projeto ambiental , tendo a Carta da Terra como instrumento de trabalho.

Todo este processo de aprendizagem e reflexão será desenvolvido pelas coordenadoras de informática pedagógica, Aurea e Paola, e pelas professoras de Língua Portuguesa, Elair e Ana Maria.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Produção criativa para a divulgação e comprometimento com os princípios da Carta da Terra

Alunos dos 6º anos, das turmas A, B, C e D trabalharam com as suas mãos desenvolvendo "Mãos Compromissadas"

Discutiram sobre como estamos hoje e como podemos aplicar no dia-a-dia os princípios da Carta da Terra.
Criaram um painel, tendo o globo terrestre como referência, e onde cada aluno  desenhou a sua mão. No seu desenho, escreveram as respostas das questões: O que é preservar o meio ambiente? Como eu posso fazê-lo?
Montaram o painel que foi exposto na Feira do Meio Ambiente da escola.
Escreveram um poema que demonstrou os princípios da Carta da Terra. Para isso estudaram: O que é um poema? Como é a estrutura deste texto? Como escrever um poema?
Usaram modelos de poemas para exemplificar. Nessa atividade, usaram o livro didático do aluno. (Português: Idéias e Linguagem, 5ª Série/ Dileta Delmato, Maria da Conceição Castro. 12 ed. Reform. SP. Saraiva. Páginas 140 a 144).

Nenhum comentário:

Postar um comentário