A Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer está desenvolvendo o projeto "Comunidade Educativa: do Sonho à Prática, por um Planeta Sustentável" e um dos objetivos pretende estudar o bairro Vila Nova, tendo como alvo a valorização das pessoas para o exercício da cidadania em prol da sustentabilidade, com pesquisa científica na descoberta da riqueza da vegetação nativa e a análise dos indicadores ambientais, visando despertar a consciência dos alunos, professores e comunidade para a manutenção e conservação do ecossistema, tendo os princípios do documento da Carta da Terra como instrumento de sensibilização.

O trabalho aqui apresentado é um subprojeto do projeto da escola e visa sensibilizar para o desenvolvimento do projeto ambiental , tendo a Carta da Terra como instrumento de trabalho.

Todo este processo de aprendizagem e reflexão será desenvolvido pelas coordenadoras de informática pedagógica, Aurea e Paola, e pelas professoras de Língua Portuguesa, Elair e Ana Maria.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Animações com os príncípios da Carta da terra

Os 9º anos das turmas A, B e C do período matutino terminaram as suas animações seguindo as etapas já descritas neste blog e detalhadas aqui...

 Aos alunos foram apresentados modelos de animação :

a)Assistiram a vários tipos de animações;
b)Compreenderam a mensagem das animações.
c) Analisaram materiais e equipamentos utilizados nas animações;
d) Compreenderam o que é Storyboard;
e) Analisaram os softwares utilizados

Ocorreram etapas para a compreensão e definição do objetivo da animação (Nesta etapa os alunos definiram...):

a)Mídias e Veículos: Definiram para qual mídia ou veículo o projeto se destina.
b)Definiram o tipo de Linguagem: A Animação é a linguagem da imagem.
c) Formatos do Roteiro:Na Animação - Época, Local, Locações, Personagens (principais, secundários, periféricos, extras e figurantes), Apresentador, Locutor ou Narrador. Apresnderam sobre Trilha Sonora, Iluminação, dados referentes à produção, a story line e a sinopse do filme.
d) Compreenderam as ferramentas do Roteiro:
Animação - Entenderam que o roteiro de Animação é formado pela descrição das Imagens, ou seja, tudo aquilo que se vê na tela, inclusive letreiros; e Áudio, tudo aquilo que se ouve no filme, as falas das personagens, apresentador ou locutor, caso necessite, efeitos de som e trilha.Em uma animação curta não há necessidade de diálogo ou narrador. E escolha dos sons e músicas são fundamentais para um bom trabalho final.
e) Divisão do Roteiro: O roteiro de animação é dividido em:
Em cinema e televisão, a forma mais usada para dividir as sequências de imagens é a mudança de ambientação, ou seja, muda a locação da filmagem, muda a cena.
f) Formato do Audiovisual e gêneros : O programa pode ser Ficcional ou Não-Ficcional e os formatos variam de acordo com a mídia a que se destina o projeto e o gênero.
g) Localização no Tempo e no Espaço: Logo no início do roteiro definiu-se onde e quando a ação deveria transcorrer. Época - Localizar na história no Tempo – Quando. Local - Localizar a história no Espaço – Onde.
h) Definiram o Perfil das Personagens.
i)Aprenderam a estrutura clássica do roteiro:Embora existam diversas variáveis, a estrutura clássica de fragmentação de um roteiro é conhecida como Ternário:Preparação, Surge o conflito,Desenvolvimento,Crise,Desenlace,Resolução.
j) Rubricas e Indicações:Rubricas de Ação - descrevem o que acontece em cena,Rubricas de Tonalidade - descrevem os estados emocionais das personagens e o tom dos diálogos e falas.
k)Movimentos de Câmera.

- Aos alunos foram apresentados os passos para o Roteiro
Primeiro Passo: Desenvolver uma Ideia
Segundo Passo: Determinar uma Story Line
Terceiro Passo: Criar uma Sinopse (ou Argumento)
Quarto Passo: Elaborar uma Estrutura (ou Escaleta)
Quinto Passo: Elaborar o Pré-Roteiro (ou Roteiro Literário)
Participar do Roteiro Final (ou Roteiro Técnico)

-Foi entregue o modelo de roteiro de animação para completar (em duplas)
-Organizaram-se em equipes e desenvolveram (etapas do registro do roteiro):
a)Escolha de um dos princípios da Carta da Terra
b)Análise do princípio escolhido e desenvolvimento de um exemplo de vida diária que reflita uma ação do homem no meio ambiente ou para com o próximo
c)Nome do projeto
d)Tema tratado
e)Nome dos participantes
f)Tempo necessário para a produção
g)Material necessário para a elaboração da seqüência de imagem Elaboração de Storyboard – quadro a quadro das cenas, imagens, desenhos
h)Local onde será fotografada a seqüência de imagem
i)Seqüência da animação
j)Quem se responsabiliza por...
k) Sinopse da história.
- Construção do cenário (obs. os cenários em isopor foram feitos com material que estava sendo descartado por uma loja do bairro.Os demais materiais foram reutilizados pelos alunos.)
-Confecção dos personagens da animação.
-Registro das imagens (fotografias com máquinas fotográficas, celulares e webcam)
-Análise das imagens e construção da animação utilizando software apropriado.
-Inserção de abertura (nome da animação) e créditos.
-Apresentação na Semana do Meio Ambiente.













Fontes de consulta:
Doc Comparato - "Da Criação ao Roteiro" – Editora Rocco – 486 págs. – 1995
Murilo Dias César – "Curso de roteiro - Teatro, televisão e cinema" – 2000
Walter Webb – "Cinema Total – Roteiro, direção e produção" – 2002
http://www.webwritersbrasil.com.br/detalhe.asp?numero=188
http://recantodasletras.uol.com.br/roteirosdecinema/221252 Acesso em:28/03/2010
Modelo de storyboard: http://blog.ericksouza.com/8/

2 comentários:

  1. Leandro 9°A
    Yure
    Esse trabalho foi importante para conscientisação dos moradores do bairro.Aprendemos a importância da preservação do meio ambiente no meio onde vivemos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de assistir as animações, quando retornar as aulas irei trabalhar com minha turma do 5 ano. Professora Raimunda Araujo. Cuiabá

    ResponderExcluir