A Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer está desenvolvendo o projeto "Comunidade Educativa: do Sonho à Prática, por um Planeta Sustentável" e um dos objetivos pretende estudar o bairro Vila Nova, tendo como alvo a valorização das pessoas para o exercício da cidadania em prol da sustentabilidade, com pesquisa científica na descoberta da riqueza da vegetação nativa e a análise dos indicadores ambientais, visando despertar a consciência dos alunos, professores e comunidade para a manutenção e conservação do ecossistema, tendo os princípios do documento da Carta da Terra como instrumento de sensibilização.

O trabalho aqui apresentado é um subprojeto do projeto da escola e visa sensibilizar para o desenvolvimento do projeto ambiental , tendo a Carta da Terra como instrumento de trabalho.

Todo este processo de aprendizagem e reflexão será desenvolvido pelas coordenadoras de informática pedagógica, Aurea e Paola, e pelas professoras de Língua Portuguesa, Elair e Ana Maria.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Teatros com base na Carta da Terra

Os 8º anos A, B e C elaboraram peças de teatro baseando-se nos princípios da Carta da Terra (lembrando sempre que todos os alunos passaram pelas etapas de sensibilização descritas nas primeiras postagens deste blog):

Primeiro compreenderam a estrutura e construção de textos teatrais em atividades na sala de aula:
a) Leitura do texto teatral: Duplo assalto do livro didático do aluno.
b) Construindo e reconstruído o sentido do texto (Compreensão e interpretação)
c) O tecido do texto – exploração das características do texto teatral.
(Português: Idéias e Linguagem, 7ª Série/ Dileta Delmato, Maria da Conceição Castro. 12 ed. Reform. SP. Saraiva. Páginas 10 a 12).

Depois, foi a vez da produção do texto:
a) Formaram de grupos;
b) Criaram o  texto com as características de um texto teatral a partir da leitura e estudo dos princípios da Carta da Terra;
c) Análisaram e avaliação das produções pela professora;
d) Escolheram os figurinos, adereços, para apresentação no auditório.

Agora foi a vez das apresentações das peças teatrais, no auditório:
a) Houve a apresentação das peças para os colegas de turma e avaliação da professora;
b) A escolha dos melhores trabalhos para a apresentação no Sarau da escola;
c) Os ensaios para o Sarau da escola;
d) A apresentação no Sarau da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário