A Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer está desenvolvendo o projeto "Comunidade Educativa: do Sonho à Prática, por um Planeta Sustentável" e um dos objetivos pretende estudar o bairro Vila Nova, tendo como alvo a valorização das pessoas para o exercício da cidadania em prol da sustentabilidade, com pesquisa científica na descoberta da riqueza da vegetação nativa e a análise dos indicadores ambientais, visando despertar a consciência dos alunos, professores e comunidade para a manutenção e conservação do ecossistema, tendo os princípios do documento da Carta da Terra como instrumento de sensibilização.

O trabalho aqui apresentado é um subprojeto do projeto da escola e visa sensibilizar para o desenvolvimento do projeto ambiental , tendo a Carta da Terra como instrumento de trabalho.

Todo este processo de aprendizagem e reflexão será desenvolvido pelas coordenadoras de informática pedagógica, Aurea e Paola, e pelas professoras de Língua Portuguesa, Elair e Ana Maria.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Criando paródias com os princípios da Carta da terra

O 7º ano A desenvolveu paródias com os princípios da Carta da Terra depois de :

- Serem apresentados à proposta de trabalho : Criar uma paródia que demonstre a importância dos princípios da Carta da Terra;

- Estudarem sobre paródias:O que é uma paródia?;

- Acessarem sites com informações necessárias para o estudo, ler, discutir e compreender oralmente:
http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm
http://www.pucrs.br/gpt/parodia.php

- Analisarem modelos de paródias, para adquirirem referências :
http://www.youtube.com/watch?v=JxYgUK3e8fM
http://www.youtube.com/watch?v=PLaf9VFDHL8
http://www.youtube.com/watch?v=lcAe9ywMdXM&feature=related

- Organizarem-se em grupos de três a quatro alunos, para fazerem a escolha da música para ser parodiada.
Sites de pesquisa:
http://letras.kboing.com.br/
http://cf.uol.com.br/cante/top10.asp

- Escreverem a letra da paródia, seguindo a melodia da música (usar o laboratório de informática pedagógica para o acesso as músicas e fones de ouvido).

- Ensaiarem e conferirem, na música original, as rimas, melodia e tempo(ritmo);

- Usar um programa para retirar o vocal da música e usar a melodia, gravando a música parodiada para a apresentação.
Programa escolhido (audacity, ver http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt)

Com a paródia pronta os alunos :
-Apresentaram a música para os colegas da turma e para a professora,
fizeram a avaliação dos trabalhos e escolheram os melhores para serem apresentados no Sarau da escola.

-Ensaiaram as paródias selecionadas e apresentar no Sarau da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário