Turmas do 6º Ano e 7º Ano B e C:
Para atingir os objetivos foram observados os seguintes aspectos do trabalho:
- No primeiro momento, de leitura e análise da Carta, observou como os alunos abordaram os temas expostos: preservação, conscientização,
- Quando os alunos relataram o que já fazem em prol da melhoria do meio ambiente, questionamentos para que os alunos pudessem compreender até que ponto essas práticas se distanciam ou se aproximam da qualidade que se deseja, onde se teve um debate bastante produtivo gerando reflexões sobre o contexto atual.
- A escrita da Carta do Bairro surgiu a partir das reflexões que os alunos dos 7º anos tiveram, quando perceberam que era necessário trazer o documento global para o local, pois assim passaria a ser um compromisso pessoal que refletia com os problemas encontrados localmente. Nessa parte do trabalho, as fotografias, que os alunos tiraram do entorno da escola, serviram perceber que o descuido e conseqüentemente a responsabilidade pela melhoria da comunidade é de cada um que vive no local.
- Os alunos dos 6ºs anos sentiram a necessidade de se comprometer com os desafios expostos no documento. Após o estudo da Carta, escreveram a sua compreensão do que significa “preservar o meio ambiente”, e na construção do globo as suas mãos ao entorno representava a sua responsabilidade e o seu compromisso com o Planeta, e destacaram que é pela sua casa, escola, rua, calçada que devem começar.
- Os poemas escritos pelos alunos do 6º anos também demostrava de forma criativa o seu entendimento do estudo da Carta.
Assim, a avaliação esteve presente em todo o processo de trabalho, foi proporcionado condições para que todos desenvolvessem suas capacidades e habilidades na construção e compreensão do processo de criação textual.
Professora Ana Maria do Nascimento.
7º Ano A:
Construir uma paródia, num primeiro momento parece uma tarefa fácil. E é. E na escola, torna-se ainda uma aula motivadora, porque os alunos lidam com algo que gostam muito na sua vida fora da escola, mas que dificilmente é objeto para estudo: a música.
Só que, por ser uma atividade fácil de realizar e prazerosas, não pode ser esquecido dos aspectos que tem que ser levados em conta na hora de se trabalhar: rimas, concordância verbal, coerência e coesão,entre outros. Além disso, os alunos não podem fugir do tema proposto. Assim, construir uma paródia, numa aula de português, a professora precisa explicar bem o tema, revisar e mostrar modelos para que o resultado seja adequado à proposta original. E foi o ocorrido com esta turma.
As escolhas das músicas, pelos alunos foi de acordo com os seus gostos musicais, mas na hora da escrita da letra da paródia, os textos refletiram os entendimento do conteúdo da Carta da Terra.
Ao final. quando estavam com as paródias escritas, tiveram tempo para ensaiar e fazer as correções de acordo com o ritmo e melodia da música original, chegaram até criar coreografias para as apresentações.
Foram realizadas apresentações dos alunos, na turma, para a avaliação do resultado e escolha. Neste momento, os alunos puderam fazer uma auto-avaliação do seu envolvimento no processo de estudo da Carta da Terra, do processo de escrita e da aprendizagem que tiveram neste projeto.
Professora Aurea Vieira
8º Anos:
As etapas, durante o processo de trabalho, foram divididas para que tudo fosse analisado e observado em detalhes.
Compreender o conteúdo da Carta da Terra não foi tão fácil. Os alunos direcionaram os seus comentários e observações para os detalhes da vida cotidiana percebendo apenas alguns tópicos da carta. Foi necessária a análise de todos os pontos da Carta da Terra com exemplos do cotidiano para que fosse compreendido o verdadeiro objetivo da carta.
Depois disso, foi indispensável a compreensão da estrutura dos textos teatrais, pois para escrever um texto é necessário um modelo. Foi assim que grupos de quatro alunos desenvolveram os seus trabalhos e foram avaliados durante a produção escrita.
As turmas dos 8ºs anos do período matutino são alunos muito dispersos e falantes, tem dificuldades na concentração e para terminar com qualidade os seus trabalhos e por este motivo foi necessária uma monitoria constante. Diferente da turma do vespertino, que são mais concentrados, responsáveis e interessados.
Nas apresentações os alunos foram avaliados pelo interesse, participação, organização, disciplina e desempenho no desenvolvimento do trabalho.
Ao final de cada apresentação os alunos eram convidados a comentar o seu trabalho para demonstrar a assimilação do conteúdo da Carta da Terra na produção do texto teatral e na apresentação final.
Professora Paola Hoffmann Schuetzler Gomes
9º Anos:
Quando produzimos as animações, na área de educação ambiental, com nossos alunos percebemos que eles fizeram uma análise do mundo real para assim terem subsídios para a produção. Isto fez com que os alunos iniciassem uma reformulação dos seus pensamentos e modos de agir.
Na construção do cenário e dos personagens os alunos tiveram que exercitar a empatia e compreender que determinadas atitudes geram modificações no meio ambiente. Neste caso, O aluno que antes era apenas espectador, passou a ser o autor do seu projeto.
O uso da animação passou a ser um instrumento de avaliação e análise da visão de mundo dos discentes e das diferentes linguagens utilizadas na elaboração da animação.
Professora Paola Hoffmann Schuetzler Gomes
O projeto foi feito por muitas turmas.
ResponderExcluirFoi bem importante para todos podermos aprendermos mais e ajudar o meio ambiente.
O projeto carta da terra foi elaborado pelos alunos da escola karin barkmeyer que ficaram muito interessados pois aprenderam a importancia do meio ambiente para nois.
ResponderExcluirWillian
robson
Robson
ResponderExcluirWillian