Foi sugerida a proposta de trabalho aos alunos:
Questionar como podemos fazer o documento tornar-se uma Carta que reflete a comunidade do bairro.
Relacionaram o projeto da escola com a Carta da Terra, questionaram se compreenderam o significado do início do nome do projeto “Comunidade Educativa” e qual a relação com a introdução da Carta da Terra para Crianças:
“Junto com todos os povos da Terra nós
formamos uma grande família.
E cada um de nós compartilha a
responsabilidade pelo presente e pelo futuro
bem-estar da família humana
e de todo o mundo dos seres vivos."
Realizaram uma saída a campo, pelo entorno da escola, para fotografar os princípios que foram escritos na Carta: situações ambientais, de respeito, de cuidado e de descuido e não preocupação com o meio local.
Os alunos foram reunidos em grupos de três a quatro e com a ajuda de uma cópia da Carta da Terra para Crianças, reescreveram o documento adaptando-o para a realidade da comunidade da escola.
Fizeram revisão do texto.
Criaram uma capa criativa que ilustrasse o trabalho.
Digitaram, montaram textos, usando a PowerPoint e acrescentaram as fotos para a ilustração.
Imprimiram e encadernaram as Cartas criadas, em sala, e apresentaram os documentos entre as turmas e a professora para fazerem a avaliação.
Na etapa final:
Escolheram um trabalho que foi escolhido como a Carta Oficialdo Bairro Vila Nova que foi apresentada no Sarau da escola.
Todos os trabalhos foram expostos na Feira do Meio Ambiente da Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário