A Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer está desenvolvendo o projeto "Comunidade Educativa: do Sonho à Prática, por um Planeta Sustentável" e um dos objetivos pretende estudar o bairro Vila Nova, tendo como alvo a valorização das pessoas para o exercício da cidadania em prol da sustentabilidade, com pesquisa científica na descoberta da riqueza da vegetação nativa e a análise dos indicadores ambientais, visando despertar a consciência dos alunos, professores e comunidade para a manutenção e conservação do ecossistema, tendo os princípios do documento da Carta da Terra como instrumento de sensibilização.

O trabalho aqui apresentado é um subprojeto do projeto da escola e visa sensibilizar para o desenvolvimento do projeto ambiental , tendo a Carta da Terra como instrumento de trabalho.

Todo este processo de aprendizagem e reflexão será desenvolvido pelas coordenadoras de informática pedagógica, Aurea e Paola, e pelas professoras de Língua Portuguesa, Elair e Ana Maria.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Como surgiu a Carta da Terra?





Para entender a Carta da Terra os alunos dos 7ºA, 8º e 9º anos fizeram a leitura de um documento que explica a sua origem e a sua função.
O texto, retirado da página http://translate.google.com.br/translate?js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.informaction.org%2Fcgi-bin%2FgPage.pl%3Fmain%3Daboutus.txt%26menu%3Dmenu.txt&sl=en&tl=pt
é uma síntese para que os alunos possam compreender a proposta da carta.

Information for Action é uma organização sem fins lucrativos ambientais comprometidos com a mudança do ambiente na nossa comunidade global.O trabalho no site foi lançado em 1999 pelo Presidente Benjamin Rowland e é mantido por um grupo de voluntários.

Depois de fazerem uma leitura silenciosa os alunos assinalaram as palavras desconhecidas e construíram um vocabulário utilizando os sites dos dicionários http://www.priberam.pt/DLPO/ e http://michaelis.uol.com.br/

...e responderam as seguintes questões:
1.O que é a Carta da Terra?
2.Quem são os interessados e estão discutindo o conteúdo desta Carta?
3.Quais os termos principais desta Carta?
4.Por que é importante ter a Carta da Terra incorporada a nível local, de comunidade?

Na 4ª questão muitos alunos deram as suas opiniões pessoais...

9ºB
“É importante ter a Carta da Terra a nível de comunidade para ensinar, para conscientizar as pessoas que devemos cuidar do nosso planeta. Isso tudo é para o nosso bem.”
Lucas Prateate

“Praticando a Carta da Terra os valores e4 comportamentos são ensinados, moldados e se tornam normas comunitárias. Assim, vira “tradição” e as pessoas ficam mais acostumadas com essa ação. De reciclar, reutilizar, replantar e etc.”
Natalia Beatriz Santiago

“Entender e saber que a Cata da Terra não é somente uma carta, mas um ensinamento ideal para todos, em relação à natureza.”
Rubens Marlom Moraes da Silva

8ºA
“Ela serve para conscientizar o ser humano do erro que comete ao fazer discursos pró-natureza, mas não colocar em prática o que falou no discurso em questão, para alertar que a terra está em estado de emergência, por via da inconveniência do ser humano...”.
Brenda Lyara Hosang Hattenhauer.
9º C
"Quer dizer que a Carta da Terra vai incentivar os professores a ensinar os alunos e , desse modo, os ensinamentos vão se tornar normas comunitárias."
Laryssa Iosti Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário